20 Anos de BRM no Brasil

Neste 2023 celebramos os 20 anos de dois eventos de consequências extraordinárias para o ciclismo amador no Brasil.

Em São Paulo, uma turma saiu para percorrer 200 quilômetros costeando a Serra da Bocaina, de Queluz a Barra Mansa. Era o primeiro Brevet Randonneur Mondiaux em terras brasileiras. Ainda nem sabiam direito o que estavam fazendo, chamavam a prova de Audax, que é coisa bem diferente.

Mas as pessoas gostaram daquele sofrimento e a moda se espalhou. Hoje são mais de vinte clubes espalhados por 9 estados e milhares de quilômetros percorridos. Mesmo com estradas em condições longe do ideal e sem muita simpatia por parte de quem não é do ramo, os randoneiros brasileiros estão logo atrás de países gigantes no ciclismo, como França, EUA, Itália e Japão.

Um pouco mais ao norte. Uma turma de sete amigos se reuniu no dia 17 de agosto para fazer uma trilha de MTB na fronteira do Distrito Federal com Goiás. Queriam apenas se exercitar ao ar livre e em contato com a natureza. Será que tinham ideia de que estava começando o maior grupo de MTB amador do Brasil? São números impressionantes: com mais de 10.000 seguidores, mais de 25.000km percorridos, incontáveis amizades, uma trilha do @rebasdocerrado aos domingos é coisa quase tão certa quanto o nascer do sol.

Eu cheguei atrasado nessas duas festas, mas estou aproveitando cada minuto. Concluí meu primeiro BRM só em 2016, mas o trigésimo nono foi no último sábado, para comemorar os 20 anos, promovido pelo @audaxsaopaulo e repetindo a primeira rota.

No Rebas, só criei coragem para aparecer lá por 2007, acho. Mas desde então é raro não começar o domingo pedalando com a turma.

Para coroar essas comemorações, o Paris Brest Paris, que chamo de Santo Graal do ciclismo amador, está na sua edição número 20 este ano. E é claro que vou estar lá.

Quer entrar para a festa também? Anota aí:

Dia 20/10 tem o BRM de fim de ano do @randoneirocristal. Confere em randoneirocristal.com.br

Dia 19/08 tem a festa de 20 anos do Rebas do Cerrado, os convites podem ser adquiridos em loja.rebas.com.br

E a próxima trilha? Como sempre, é no domingo.

Allez randonneurs!
Vida longa ao Rebas do Cerrado!

#brm #mtb #ciclismo

Deixe um comentário